sábado, 9 de agosto de 2008

Moção de Apoio (4)

Nota de apoio do DCE UNISINOS à ocupação da reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

As universidades devem ser espaços formativos de agentes transformadores de nossa sociedade. Carecemos de mais igualdade de direitos em nossa sociedade. E dentro da universidade não podem reproduzir-se estas falhas oriundas de nosso formato de sociedade.

As universidades existem em função dos(as) estudantes. E é sob esta lógica que devem ser geridas as instituições de ensino. O/A estudante, de maneira alguma merece, e nem pode, ser formado em ambientes antidemocráticos e ditatoriais, como se percebe no famigerado caso da UFMS.

O princípio básico da democracia é, na UFMS, desrespeitado de maneira vil e sórdida, além de truculenta. O corpo docente da UFMS, após inúmeras injustiças e ataques, toma a atitude correta, uma atitude de reivindicação dos direitos negados aos(às) estudantes desta universidade.

O DCE da UNISINOS, Gestão PARTICIPAÇÃO vem a público dar seu total apoio à ocupação desta reitoria que, há muito tempo já deveria ter rediscutido o REUNI com os/as estudantes, que deveria ter extinguido o pagamento de taxas, que deveria preocupar-se em democratizar os espaços da universidade e melhorar a qualidade de ensino. Pois os/as estudantes devem tem por direito a paridade na eleição, no conselho universitário e em todas as instâncias deliberativas da UFMS.

O Movimento Estudantil unido e organizado não aceitará na UFMS e em nenhuma outra universidade do país que sejam usurpados os direitos estudantis e que os/as estudantes sejam vítimas de atitudes antidemocráticas e arbitrárias por parte dos gestores das universidades.

• Por um novo conselho universitário que vote nossas propostas de consulta informal (paritária);

• Assistência estudantil: Restaurantes Universitários, Moradia estudantil, Aumento do valor e da quantidade de bolsas e centro universitário de cultura e arte.

• Contra a perseguição aos estudantes de Nova Andradina; Pela Saída imediata do Diretor deste campus, o mesmo dá aula neste Campus, e reprovou estudantes por falta. Detalhe, esse só deu 20% de aula de sua carga horária!

• Campanha: Nos não Vamos Pagar Nada, pelo fim do pagamento de taxas na UFMS;

• Rediscussão do REUNI;

• Pela paridade plena não apenas na eleição, mas em todas as instâncias deliberativas;

• Pela mudança do dia da eleição para reitor (25 de Agosto, segunda-feira e véspera de feriado) para o dia 03 de setembro;

• Pela contratação de professores permanentes;

• Pela melhoria na infra-estrutura;

• Pela transparência nas ações da administração e na realização das eleições;

Rafael Pazinato
Coordenador DCE UNISINOS GESTÃO PARTICIPAÇÃO
Por uma Universidade Democrática e Popular

2 comentários:

Ivan Valério disse...

MOÇÃO DE APOIO AO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DA UFMS

O Centro Acadêmico Benevides Paixão, representante dos estudantes cursos de comunicação social da PUC-SP, vem declarar apoio ao movimento de ocupação da REItoria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Percebemos semelhança com o momento atual que a PUC-SP vem passando, de perdas de conquistas democráticas históricas. Acreditamos que somente o espaço de diálogo dentro da universidade pode fazer com que ela atenda as demandas de seus trabalhadores e estudantes.
Apoiamos a luta dos estudantes pelo voto paritário e a defesa da educação pública e de qualidade. As ocupações de REItorias são reflexo das políticas públicas implementadas pelo governo Lula, vide Reuni, avançando cada vez mais para o caminho da mercantilização da educação e para o não estabelecimento da democracia nas instituições de Ensino Superior.

Saudações Estudantis


Centro Academico Benevides Paixão - Gestão Levante!
Artes do Corpo, Jornalismo e Multimeios - PUC-SP

Fumy Santana disse...

Que absurdo!

Quem observa a moção de apoio do DCE da UNISINOS à ocupação da reitoria da UFMS acredita que aqui tudo está uma maravilha, tudo indo muito bem.

Uma gestão ridícula, incapaz de cumprir com suas promessas de camapanha, imcapaz de construir a nova sede, responsável por TERCEIRIZAR o Jornal do DCE e seuqer prestar contas financeiras da gestão deveria se preocupar com os problemas da UNISINOS.

Lamentável.