sábado, 23 de agosto de 2008

Em protesto, candidato a reitor da UFMS desiste de eleição

Indignado com a condução do processo eleitoral da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) o candidato a reitor professor Carlos Augusto César Benevides que encabeça a chapa “Universidade Aberta ao Diálogo” vai retirar seu nome da disputa, conforme ele mesmo acaba de informar ao Midiamax. Amanhã o professor entregará um documento assinado por ele e pela candidata a vice, a professora Neusa Somera no qual ambos recuam de suas candidaturas.

Ele esclarece que sua atitude é um protesto às normas adotadas para a escolha do próximo reitor bem como à data do pleito – a votação está marcada para segunda-feira -- que não permitiu a realização de debate entre os candidatos e nem com a comunidade acadêmica. “Ontem eu estive em Coxim. Os estudantes não sabem quem são os candidatos nem o que propõem fazer pela universidade. Além disso, há 2,5 mil acadêmicos do ensino à distância que até gora não se sabe como eles participarão do processo. É muita desorganização. Não dá para continuar assim”, reclamou.

Durante o conturbado período pré-eleitoral, Benevides se posicionou ao lado dos acadêmicos na reivindicação pela votação paritária, sistema segundo o qual, o voto dos estudantes teria o mesmo peso do dos professores. Pelo sistema atual os professores têm poder quase absoluto sobre o processo eleitoral. Apesar de comporem o menor grupo, têm peso de 70% na votação, enquanto acadêmicos e técnicos administrativos dividem os 30% restantes.

O atual reitor Manoel Catarino Paes Peró alega que a reivindicação dos estudantes contraria a legislação vigente que não permite o voto paritário. A resistência do reitor em atender os estudantes culminou na invasão da reitoria da universidade na noite de ontem que só terminou por determinação judicial na tarde de hoje. “Eu não posso participar de um processo onde os estudantes são tratados como elementos perigosos”, comenta Benevides, para quem as eleições da próxima segunda-feira nada mais são do que “um jogo de cartas marcadas”. Benevides afirma que não está encarando sua desistência “como o fim da batalha, mas apenas o meio”. “Mesmo recuando das eleições e não alcançando o posto de reitor vou continuar lutando para que os estudantes tenham um ambiente saudável diferente do que é hoje”, salienta.

Em julho, Benevides que até então ocupava o posto de pró-reitor de Ensino da UFMS foi exonerado da função por Peró. Na época, ele e os outros candidatos a reitor haviam conseguido uma liminar para barrar a realização da consulta universitária marcada inicialmente para 4 de agosto. Com a saída de Benevides, permenacem na disputa pela reitoria da UFMS, a professora Célia Maria, apoiada pelo atual reitor; os professores Jair Vicente e Antônio Osório, da oposição.

Fonte: Valdelice Bonifácio - Midiamax

Um comentário:

Lili disse...

e não eh q as coisas têm msm resultados surpreendentes?!?
Qm diria q isso aconteceria a essa altura do campeonato...
Meu, depois de td o q ocorreu, eu tiro o chapéu mais uma vez pra organização da ocupação, e agora mais do q nunca pro sr. benevides!
espero msm q tudo se resolva da melhor forma possível! :D