sábado, 16 de agosto de 2008

Carta ao Presidente

Campo Grande (MS), 15 de agosto de 2008

Senhor Presidente,

Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar Vossa Excelência pelo critério adotado pela administração federal atual para nomeação da maioria dos reitores das universidades brasileiras (o mais votado da lista tríplice).

... mas a democracia, a sociedade, e a comunidade universitária exigem mais!

Hoje em dia já se tornou inaceitável, para a democracia e comunidade universitária brasileiras, a permanência das normas atuais para elaboração de lista tríplice para reitor.


Vossa Excelência sabe que, num universo composto por três segmentos distintos, passou a ser injusto (e até imoral) que o peso dos votos de docentes (70%) seja mais que o dobro do peso dos votos restantes (discentes + técnicos administrativos = 30%).

Mais que qualquer outro cidadão, é o discente quem vai carregar, pelo resto da vida, o peso da catástrofe em seu certificado de graduação, caso a administração da universidade esteja aquém do padrão necessário. E não dá para continuar acreditando, como os ditadores, que o estudante não está preparado para escolher seu reitor. Vai longe o tempo em que éramos obrigados a aceitar que a universidade brasileira fosse feudo de grupos de docentes.

Chegou o tempo de respeitar a importância de cada cidadão e, no caso, de cada segmento da comunidade universitária; chegou o tempo do VOTO PARITÁRIO.

Na certeza de que Vossa Excelência - quer pela história de vida, quer pelo cargo que ocupa - mais que interesse, tem a obrigação de promover e garantir o avanço da Democracia Participativa em nosso país solicito seja alterada a legislação atual em favor de uma nova ordem que respeite igualmente cada segmento da comunidade universitária.

Pensando no futuro do nosso país e para garantir que a vontade popular prevaleça sempre sobre quaisquer outros interesses, Vossa Excelência deveria envidar esforços para que a nova regulamentação determine que o reitor nomeado seja também o mais votado (pelo critério da paridade em que o total de “aptos a votar” de cada segmento tenha o peso igual a 1/3).

Certo de que Vossa Excelência estará promovendo o avanço político de nossa sociedade e, em especial, determinando que sejam nomeadas as pessoas que reúnem as melhores propostas e detém maior apoio na comunidade universitária para assumir a condução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, subscrevo-me,


Respeitosamente,

Cícero Roberto Lemos Castelluccio

acadêmico do segundo ano de História (Licenciatura) da UFMS


Ao

Excelentíssimo Senhor

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Um comentário:

Lili disse...

isso chegou, ou chegará, de fato às mãos do presidente?!? ¬¬