quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ocupação da Reitoria da UFRB

Ocupação da Reitoria da UFRB

Desde o dia 26 de setembro, os/as estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão ocupando a reitoria, localizada em Cruz das Almas, reivindicando residências estudantis, restaurantes universitários, laboratórios equipados, descentralização técnica, administrativa e financeira e outras questões que ainda estão sendo debatidas entre os/as estudantes.

A UFRB insere-se no conjunto das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) criadas pelo governo federal em 2005. Na época, questionava-se a forma como se criava novas universidades sem garantias de que teriam o apoio necessário para a implantação e desenvolvimento, uma vez que mesmo as IFES já existentes passavam por problemas de financiamento. Com dois anos de funcionamento, tem sido constante notícias de problemas na estrutura, na grade curricular, insuficiência docente e na assistência estudantil da UFRB.

"A UFRB tem dois anos e nós acreditamos que uma universidade não pode ser construída aos 'trancos e barrancos' como vem sendo feita!" Esse é um trecho de uma carta feita pelos/as estudantes divulgada à imprensa. Na mesma, os/as estudantes denunciam que alguns cursos não contam com bibliotecas nem laboratórios necessários, e alguns campi não contam sequer com prédios próprios, estando alocados em prédios alugados de terceiros. Restaurante e Residências Universitárias são outros pontos problemáticos.

blog da ocupação

Links relacionados:
História gênese da ocupação da reitoria da UFRB | Nota à Comunidade Acadêmica e à Imprensa | Pauta da Ocupação da Reitoria


Fonte: CMI

Nenhum comentário: