segunda-feira, 27 de outubro de 2008

DCE debate o futuro da UFMS

Depois de seis meses de um tumultuado processo eleitoral para escolha do novo reitor da UFMS e várias manifestações que culminaram na ocupação da reitoria, os estudantes começam a debater o futuro da instituição.

O Diretório Central dos Estudantes da UFMS, realiza entre os dias 28 de outubro e 06 de novembro, o “Ciclo de Debates – Construindo perspectivas“, que pretende discutir os rumos da universidade para 2009. O evento irá fortalecer as discussões sobre a comunidade universitária, qualidade de formação dos estudantes e a gestão democrática dentro da universidade.

Segundo o acadêmico de história, Sérgio Anastácio, um dos organizadores do evento, as inúmeros discussões protagonizadas pelos estudantes neste último período, afirmam que a UFMS vive uma deficiência de infraestrutura, de professores e ausência de uma política de assistência estudantil, que nos estimularam a organizar esses debates.

Além de pró-reitores, professores e estudantes foram convidados membros de outras insituições para compor as mesas de debates, que tratarão de questões como o ENADE, avaliação que causa polêmica no meio acadêmico, assistência estudantil e as eleições paritárias para diretores de faculdade e campus e centros da UFMS.

“Nós fomos acusados de trazer a discussão da democracia dentro da universidade apenas no período eleitoral. Esse debate, confirma que não foi essa nossa intenção e quenós só vamos parar quando a consquistarmos”, afirma Ítalo Milhomem, membro do Comitê da Paridade instaurado em maio deste ano pelo DCE.

O Ciclo de debates será realizado nos dias 28 e 30 de outubro e 06 de novembro às 17hs na Concha Acústica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Coor. de Comunicação
DCE UFMS 2008
www.dce.cauancabral.net
dceufms@gmail.com

Nenhum comentário: