segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Estudantes debatem boicote ao ENADE

Os estudantes irão discutir nesta terça-feira(28) as 17hs na Concha acústica da UFMS a possibilidade de boicotarem o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes , o ENADE.
A avaliação é questionada por estudantes e professores por sua superficializadade desde da época do Provão. A União Nacional dos Estudantes – UNE, Executivas e Federações de Cursos e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES, já se posicionaram favoráveis ao boicote do ENADE neste ano.


Segundo Ítalo Milhomem, um dos organizadores do ciclo de debates, ninguém sabe do resultado final do SINAES(Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) que é avaliação que envolve os projetos pedagógicos, professores e infra-estrutura. “As universidade só evidenciam a nota do ENADE”. Ele exemplifica o caso da UFMS, “o estudante pode estar sem professor, sem sala de aula, laboratório ou mesmo sem livros atualizados, mesmo assim temos notas ótimas. “ a universidade se vangloria de uma nota que não é dela e sim da dedicação dos alunos que estudam em uma universidade precária”


Os estudantes e professores avaliam que o ENADE não deveria apenas punir ou premiar os cursos, mas reconhecer os problemas e encontrar formas de superá-los. Milhomem, afirma que o boicote ao ENADE é uma forma de forçar o Ministério da Educação a verificar em loco as falhas e cobrar das universidades que ela resolvam esses problemas.


Esse ano estudantes do primeiro e último ano de 13 cursos da UFMS foram selecionados pelo MEC por amostragem e realizarão a avaliação que está marcada para dia 09 de novembro.
Para esse debate foram convidados a Profª. Rosa Maria Fernandes - Pró-Reitora de Graduação da UFMS, o Profº. Drº. Gerson Martins - Avaliador do MEC e o acadêmico de Ciências Sociais Arthur D´Ámico representante da UNE.

O evento faz parte do Ciclo de Debates – DCE UFMS - Cacontecerá as 17hs na Concha Acústica da UFMS.


Veja que cursos de farão o ENADE esse ano:

Cursos de Graduação
Arquitetura e urbanismo;Biologia; Ciências sociais;Computação;Engenharia; Filosofia;Física; Geografia;História; Letras;Matemática; Pedagogia;Química.

Cursos Tecnológicos:
Construção de edifícios; Alimentos; Automação industrial;Gestão da produção industrial;Manutenção industrial; Processos químicos; Fabricação mecânica; Análise e desenvolvimento de sistemas; Redes de computadores; Saneamento ambiental.

Nenhum comentário: