quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Universitários ocupam reitorias da Uerj e UFRJ, no Rio

estudantes da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ocupam a reitoria das duas universidades nesta quinta-feira. Eles protestam contra a abertura de novas vagas, de acordo com o DCE (Diretório Central dos Estudantes).

A reitoria da Uerj, onde a ocupação é maior, acusa os estudantes de invadirem o prédio e o gabinete do reitor. A universidade afirmou que cerca de 200 jovens esperaram os funcionários saírem do prédio na noite de quinta-feira (10) para invadir o local. O DCE informou que os alunos passaram a noite no prédio e não têm previsão de desocupá-lo.

Ainda segundo o DCE, os alunos fizeram a ocupação para protestar contra a abertura de novas vagas e a realização de vestibular. A meta é pressionar o governo do Estado a atender as queixas como a falta de professores e o estado precário das salas de aula.

No momento da invasão, contudo, alguns estudantes de fora do movimento que faz as reivindicações quebraram objetos da sala do reitor e tumultuaram o protesto, segundo o diretório.

A Uerj disse que enviou uma comissão ao prédio no início desta tarde para se reunir com os estudantes, mas que não vai abrir mão de realizar o vestibular.

Na UFRJ, cerca de 50 estudantes estão na reitoria, mas não impediram os funcionários de entrar no prédio. A UFRJ informou que o prédio funciona normalmente nesta quinta-feira e não houve confusão.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u443842.shtml

Um comentário:

Auíri Au disse...

" Amanhã há de ser outro dia"
chico buarque


Beijos